Vol. 15, N.º 1, TD1, (2024), Dossiê Temático - Rede Lusófona de Educação Ambiental: perspectivas de cooperação para construir respostas sociais a uma crise socioambiental global
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224
Este dossiê temático resulta de um processo de cooperação internacional iniciado no ano de 2005, que teve por objetivo integrar educadores ambientais que atuam nos países e comunidades que compartilham a lusofonia, entre as características que marcam a sua cultura e a sua história. A criação da Rede Lusófona de Educação Ambiental (Redeluso) constitui-se como um processo de cooperação voltado para a criação de um espaço de ação coletiva, comprometido com a construção de sociedades mais sustentáveis, mais justas e democráticas a partir de formação da cidadania. Dentre as suas ações, a Redeluso promove encontros presenciais periódicos entre os participantes dos países e comunidades que a integram, nomeadamente, Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza (Espanha), Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Assim, este dossiê sistematiza reflexões a partir de práticas de Educação Ambiental desenvolvidas e apresentadas no VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que decorreu em julho de 2023 na cidade de Maputo (Moçambique).
EDITORIAL
REDE LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DE COOPERAÇÃO PARA CONSTRUIR RESPOSTAS SOCIAIS A UMA CRISE SOCIOAMBIENTAL GLOBAL
MARÍLIA ANDRADE TORALES CAMPOS, PEDRO MARTINS
ARTIGOS
BRAZILIAN BIOMES AND ENVIRONMENTAL EDUCATION: POTENTIALS FOR THE SCIENTIFIC AND ECOLOGICAL FORMATION OF HIGH SCHOOL STUDENTS
NOEMI BOER, NEUSA MARIA JOHN SCHEID , CLÁUDIA RIGOLI SCHNEIDER
REDE LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA “COOPERAÇÃO” À CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPETIVA DE “COCRIAÇÃO” A PARTIR DA ANÁLISE DE SEIS CONGRESSOS INTERNACIONAIS (2007-2021)
ANA LARANJA, FILOMENA MARTINS, MARÍLIA ANDRADE TORALES CAMPOS
PANORAMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (PALOP) NO PERÍODO PÓS-INDEPENDÊNCIA
RONUALDO MARQUES, MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS
CULTURAL MAPPING AS A TOOL FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION IN COASTAL AREAS
DANIEL OLIVEIRA, ZARA TEIXEIRA, MÔNICA MESQUITA
EDUCAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL
MARTA TORRES, JOÃO MOURO, MÔNICA MESQUITA
VISÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
ELAINE ANGELINA COLAGRANDE, LUCIANA APARECIDA FARIAS , LUIZ OMIR DE CERQUEIRA LEITE
NOTAS E REFLEXÕES
USO DE GEOTECNOLOGIAS (SIG) PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS INUNDÁVEIS EM ZONAS URBANAS: ESTUDO DE CASO BAIRRO DE BUNHIÇA
ALI JOSÉ SANTOS CAETANO, ELTON ZEFANIAS SIMANGO, KHEN LUÍS HUO
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DAS LINHAS ORIENTADORAS PARA ESTRATÉGIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESTADOS-MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
MARIA HENRIQUETA RAYMUNDO, PEDRO MARTINS, JOANA DINIZ, CLARA JUSTINO
O CONTRIBUTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS: CASO ESCOLA SECUNDÁRIA BEDENE MACHAVA, BAIRRO BUNHIÇA, MUNICÍPIO DA MATOLA
ADÉLIA JORGE VIANCULOS, SABIL DAMIÃO MANDALA
A Direcção Editorial do JANUS.NET, e-journal of international relations, e os autores agradecem aos revisores científicos que apreciaram os artigos submetidos.