by | Fev 25, 2025
A crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O...
by | Fev 25, 2025
Este artigo sugere uma nova abordagem ao place branding e ao place marketing, aplicada a um caso de estudo – a região do Vinho do Dão – e centrada nas Pessoas e no Planeta, em vez de abordagens centradas no consumidor ou no cliente, que têm sido amplamente...
by | Fev 25, 2025
Este ensaio teórico examina o papel do storytelling na comunicação publicitária do turismo, centrando-se especificamente na sua aplicação ao destination branding. O turismo, enquanto sector dinâmico e intangível, enfrenta desafios de comunicação únicos. Este artigo...
by | Fev 25, 2025
Intrínseco ao conceito de nation branding reside sua capacidade de contribuir para a prosperidade de um país uma vez que seus benefícios incluem a possibilidade de atração de investimentos além da oportunidade de alavancar sua participação no mercado internacional por...
by | Fev 25, 2025
O presente estudo analisa as possibilidades resumidas, e provavelmente interpretativas da ferramenta de inteligência artificial (IA) — com uso de uma plataforma de Large Language Models (LLM) — modelos de aprendizado de máquina — para explicar a reputação do Brasil no...
by | Fev 25, 2025
A question which is all too seldom posed by researchers in the fields of soft power, public diplomacy and nation “branding” is the most basic one of all: why do we study, measure or even discuss the images of countries? Does it really matter what people think about...
by | Fev 25, 2025
Este artigo tem como objetivo clarificar o funcionamento do place branding num contexto turístico – destination branding. Reconhece-se que a decisão de compra do turista tem alguns aspetos únicos que diferem do comportamento mais genérico do comprador. Para se...
by | Dez 20, 2024
O presente estudo tem como objetivo investigar a inversão da desigualdade de gênero nas matrículas no ensino superior no Brasil e na China, dois países membros do BRICS. Vários países vieram testemunhar uma transição da desigualdade de género no ensino superior,...
by | Dez 20, 2024
Em resultado de um crescimento económico significativo, impulsionado pelo aumento do comércio internacional e pela densificação das populações urbanas – que conduz a uma transmissão mais rápida de doenças à escala global – a saúde tem sido uma das principais...
by | Dez 20, 2024
O lançamento da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), em 1986, teve como propósito promover a cooperação regional e garantir a manutenção da paz e da segurança dos países da costa oriental da América do Sul e da costa ocidental de África. O Golfo da...