by | Jun 6, 2025
A criação de uma política pública nacional abrangente para a internacionalização do ensino superior no Brasil tem sido identificada como uma prioridade urgente e indispensável. O Brasil continua a enfrentar desafios no seu planeamento estratégico destinado a reforçar...
by | Jun 6, 2025
Este estudo tem por objetivo examinar e validar o conceito de “competências de aprendizagem socio-emocional” (Social and Emotional Learning – SEL) entre estudantes do ensino superior no Uganda. A relevância deste conceito tem vindo a aumentar no meio académico e...
by | Jun 6, 2025
Esta investigação tem como objetivo analisar as funções desempenhadas pelos Reitores, Decanos, Diretores de Departamento e Coordenadores das principais disciplinas científicas ou artísticas (designadas, no contexto do sistema de ensino superior turco, como ana bilim...
by | Jun 6, 2025
A globalização expandiu significativamente os horizontes do ensino superior, produzindo impactos profundos e duradouros em múltiplas dimensões dos sistemas educativos. Também no contexto indiano a globalização do ensino superior tem gerado transformações substanciais,...
by | Jun 6, 2025
A revolução informacional do século XXI provocou transformações profundas no domínio da educação, entre as quais se destacam a disseminação da Web 2.0, a emergência dos sistemas de ensino massivo aberto online (MOOC) e o avanço da inteligência artificial, contribuindo...
by | Jun 6, 2025
O presente estudo investiga os efeitos da globalização sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), com especial enfoque no papel da diversidade cultural nas suas estruturas de liderança. Com a intensificação dos processos de globalização, as (IES) deixaram de ser...
by | Jun 6, 2025
Com o avanço da globalização, as responsabilidades atribuídas aos administradores das Instituições de Ensino Superior têm-se intensificado progressivamente. Os gestores académicos e administrativos assumem um papel fundamental na orientação dos estudantes, não apenas...
by | Jun 6, 2025
Nos últimos anos, a utilização de ferramentas digitais tem vindo a assumir um papel de destaque no domínio do ensino de línguas estrangeiras, impulsionada pelo potencial transformador da tecnologia na educação. Este fenómeno tem promovido a inovação nos métodos...
by | Jun 6, 2025
A consolidação do Espaço Europeu do Ensino Superior constituiu um marco fundamental na promoção de uma educação mais inclusiva, acessível e integrada, favorecendo a mobilidade de docentes e estudantes entre instituições universitárias aderentes ao quadro definido pelo...
by | Jun 6, 2025
O presente estudo examina a relevância e a aplicabilidade de uma abordagem de governação inclusiva no contexto das Instituições de Ensino Superior. Salienta-se que o ensino superior, à escala global, se encontra em transformação, orientando-se progressivamente para os...