Na perspectiva de que a escola é um importante espaço de construção de conhecimento, responsável pela formação de cidadãos que sejam críticos e atuantes na sociedade em que vivem, o presente texto, que apresenta parte de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, tem como objetivo refletir, por meio da identificação de representações sociais, sobre o entendimento que gestores escolares de escolas municipais, que atendem a educação infantil e ensino fundamental, do município de Diadema, no estado de São Paulo, Brasil, apresentam sobre o termo “desenvolvimento sustentável”, considerando a hipótese de que tais profissionais exercem influência sobre as ações escolares. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central. A coleta desses dados ocorreu por meio da técnica de evocação livre de palavras. Em um questionário aplicado, os respondentes indicaram palavras que lhe vinham à mente para o tema indutor “desenvolvimento sustentável” e, posteriormente, construíram uma frase na qual utilizaram as palavras evocadas para o tema em questão. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise prototípica e de conteúdo. Os resultados sugerem tendência ao entendimento de uma visão mais conservacionista no que concerne à relação sociedade/ambiente, com citações voltadas à preservação da natureza e a ações para resolução dos problemas ambientais. A partir desses dados, buscou-se refletir como a educação ambiental no ambiente escolar pode contribuir no debate sobre a construção de uma sociedade que seja sustentável.
VISÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224.6
ELAINE ANGELINA COLAGRANDE, LUCIANA APARECIDA FARIAS , LUIZ OMIR DE CERQUEIRA LEITE
Resumo
Palavras-chave
Desenvolvimento sustentável, educação ambiental, representações sociais, espaços escolares, educação
Artigo publicado em 2024-09-06