O argumento do meu artigo é que o ensino superior na China atravessa um processo de totalitarização e democratização ao mesmo tempo. Por um lado, existem controlos organizacionais e doutrinação ideológica dos estudantes e cooptação do corpo docente pelo Partido-Estado. Por outro lado, há avanços democráticos por parte de estudantes e professores. O que quer que aconteça na torre de marfim afeta inevitavelmente o que acontece fora dela. Se o Partido-Estado está a caminhar na direcção do totalitarismo ou da democracia depende do resultado da disputa entre as forças da totalitarização e da democratização, tanto no Estado como na sociedade. A minha análise baseia-se na análise dos dados disponíveis em pesquisas sob uma perspectiva da sociologia do ensino superior. Espero que uma melhor compreensão do que acontece na universidade e do papel do ensino superior no desenvolvimento da China ajude todos os intervenientes no ensino superior a tomarem medidas e decisões práticas mais sábias.
TOTALITARIANIZATION AND DEMOCRATIZATION IN HIGHER EDUCATION IN CHINA AND THEIR IMPLICATION FOR THE NATION’S POLITICAL DEVELOPMENT
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT24.6
ZHIDONG HAO
Resumo
Palavras-chave
China, Ensino superior, Democratização, Totalitarização, Intelectuais
Artigo publicado em 2024-01-11