Num contexto político internacional em plena transformação face à invasão da Ucrânia pela Rússia, a NATO vê o seu papel recentrado no debate público europeu. Desta forma, é crucial compreender o papel dos media nas atitudes que os cidadãos europeus têm sobre esta instituição. A presente pesquisa tem como objetivo medir o papel dos media na adesão dos cidadãos da União Europeia à ação da NATO. Para tal consideram-se os indicadores de confiança na NATO, confiança nos media tradicionais e digitais, bem como da frequência de utilização dos media do Eurobarómetro de janeiro e fevereiro 2022, que contou com um total de 26.681 participantes oriundos dos 27 Estados-membro da UE, com amostras representativas. A principal descoberta da pesquisa sugere que os media têm relevo na adesão dos europeus à ação da NATO. Verificou-se que nas vésperas da invasão da Ucrânia pela Rússia a maioria dos europeus confiava na NATO. Mais, a evidência empírica obtida revela que existe grande probabilidade de um cidadão europeu confiar na NATO quando a montante confia nos media tradicionais. Outros resultados relevantes passam pelo facto de a confiança nos media digitais, bem como o seu uso serem bons preditores da confiança na NATO. Subsidiariamente conclui-se que os homens e entre estes os mais instruídos, constituem o núcleo dos cidadãos europeus que mais propensão têm em confiar na NATO.
NATO E OPINIÃO PÚBLICA EUROPEIA: FATORES MEDIÁTICOS DEFINIDORES DE CONFIANÇA
https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.1.4
JOÃO CARLOS SOUSA, ANA PINTO-MARTINHO, NUNO AMARAL JERÓNIMO
Resumo
Palavras-chave
OTAN, confiança nos media, uso de media, opinião pública, Eurobarómetro
Artigo publicado em 2024-05-27