A globalização expandiu significativamente os horizontes do ensino superior, produzindo impactos profundos e duradouros em múltiplas dimensões dos sistemas educativos. Também no contexto indiano a globalização do ensino superior tem gerado transformações substanciais, influenciando de forma abrangente a sua estrutura, a oferta formativa e a perceção social da educação. Este artigo de investigação, desenvolvido com recurso ao método doutrinário, analisa de forma crítica os atributos e as diversas dimensões que caracterizam o fenómeno da globalização no setor do ensino superior na Índia. A investigação contempla uma abordagem histórica, examinando a evolução do sistema, bem como uma análise das tendências contemporâneas, das oportunidades emergentes e dos desafios estruturais que a globalização impõe ao ensino superior indiano. Além disso, o estudo sublinha a importância das colaborações internacionais e do enquadramento político e legislativo que regula estas dinâmicas, assumindo estes fatores como determinantes para o fortalecimento institucional e académico das universidades indianas. Ao concluir, o artigo apresenta um conjunto de recomendações orientadas para a maximização dos benefícios da globalização no ensino superior, com o objetivo de elevar os padrões académicos e a qualidade global da educação superior na Índia, promovendo, simultaneamente, a sua competitividade a nível internacional.
GLOBALIZING THE INDIAN HIGHER EDUCATION: A CRITICAL APPRAISAL
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.9
VESSELIN POPOVSKI, RAJAT SHANDILYA
Resumo
Palavras-chave
Índia, Ensino Superior, Globalização, Quadro Político
Artigo publicado em 2025-06-03