Inserido no Observatório de Literacia Oceânica – OLO, inserido no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE, na Unidade Regional da Universidade NOVA de Lisboa – NOVA, a investigação desenvolvida no Agrupamento de Escolas da Caparica, junto da comunidade estudantil dos pescadores da cidade da Costa de Caparica – Portugal, pretende valorizar o conhecimento informal destes alunos, fortemente arreigado a um Conhecimento Ecológico Local (CEL) e a um Conhecimento Ecológico Tradicional (CET). Pretende-se discutir de que modo os processos de pertença ecológica das ações dos estudantes estão comprometidos com fatores de ordem social, cultural e económica. Assente na observação e análise de práticas socioecológicas, recorrendo a metodologias mistas – Etnografia Crítica e Design based Research, pretende-se (1) implementação do Museu Virtual, coconstruído com estes mesmos estudantes num estudo doutoral, dirigido para formação à comunidade; (2) criação de um currículo local revelador de conhecimento ancestral e identitário, (3) disseminação, através de ambientes digitais, da identificação de problemas relacionados com a sustentabilidade da comunidade em questão. As competências tecnológicas trabalhadas ao nível do Museu serão úteis em duas das dimensões do projeto: 1 – literacia digital promotora de empregabilidade, cidadania digital, acesso à informação, identidade e socialização, particularmente dos atores envolvidos nas diversas funções; 2 – tecnologia como contributo para a sustentabilidade e o ambiente – o Museu “Virtual” complementar à realidade das comunidades piscatórias – um gémeo digital – desse mundo piscatório.
EDUCAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224.5
MARTA TORRES, JOÃO MOURO, MÔNICA MESQUITA
Resumo
Palavras-chave
Educação Ambiental, Cidadania Ativa, Literacia Digital, Comunidade Piscatória, Conhecimento Ecológico
Artigo publicado em 2024-09-06