Nos últimos anos, a utilização de ferramentas digitais tem vindo a assumir um papel de destaque no domínio do ensino de línguas estrangeiras, impulsionada pelo potencial transformador da tecnologia na educação. Este fenómeno tem promovido a inovação nos métodos pedagógicos e contribuído para o aumento da eficácia dos processos de aprendizagem. A presente revisão sistemática incide sobre investigações recentes que analisam os impactos da integração de ferramentas digitais no ensino de línguas estrangeiras no ensino superior. A análise contempla os resultados de estudos publicados nos últimos anos e sublinha os principais desafios, bem como as boas práticas identificadas no que respeita à implementação de tecnologias digitais no contexto educativo. Os dados analisados evidenciam que tecnologias como o ensino híbrido (blended learning), plataformas de aprendizagem online, aplicações móveis de apoio à aprendizagem, jogos digitais, e ambientes de realidade virtual e aumentada proporcionam oportunidades significativas para a aquisição de competências linguísticas. Paralelamente, a inteligência artificial revela-se uma ferramenta promissora, embora também apresente desafios, não apenas para os docentes, mas igualmente para os próprios estudantes. A secção final deste estudo identifica lacunas relevantes na literatura existente e propõe direções para futuras investigações. As recomendações formuladas visam contribuir para uma utilização mais eficaz e sustentada das ferramentas digitais no ensino de línguas estrangeiras no ensino superior, promovendo, assim, ambientes de aprendizagem mais inovadores e inclusivos.
DIGITAL TOOLS IN SECOND LANGUAGE LEARNING IN HIGHER EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW OF RECENT RESEARCH
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.4
SEÇKIN ESEN
Resumo
Palavras-chave
Ferramentas Digitais, Aprendizagem de Segunda Língua, Ensino Superior, Aprendizagem de Línguas Assistida por Tecnologia, Revisão Sistemática
Artigo publicado em 2025-06-03