A revolução informacional do século XXI provocou transformações profundas no domínio da educação, entre as quais se destacam a disseminação da Web 2.0, a emergência dos sistemas de ensino massivo aberto online (MOOC) e o avanço da inteligência artificial, contribuindo para esbater ainda mais a fronteira entre os mundos digital e analógico. Neste novo paradigma, as áreas da História e da Educação para a Cidadania assumem uma relevância acrescida, conferindo à literacia informacional e mediática um papel central no desenvolvimento das competências cívicas dos cidadãos. Por conseguinte, compete às Instituições de Ensino Superior dotar os futuros professores das ferramentas necessárias para enfrentarem os desafios e explorarem as oportunidades proporcionadas pelas novas tecnologias e práticas educativas. O conceito de cidadania digital encontra-se amplamente representado na literatura especializada, bem como nos objetivos de desenvolvimento curricular, implicando a aquisição e aplicação ética, responsável e segura das competências associadas à literacia digital e mediática, tanto no ensino secundário como no ensino superior. O presente estudo analisa a inter-relação entre literacia mediática, literacia digital e competências de cidadania digital no âmbito do ensino da História e da Educação para a Cidadania. Com base na análise de conteúdo da literatura relevante e dos relatórios estratégicos, tanto a nível global como da União Europeia, identificam-se os principais desafios e metas delineados nesta área. Os resultados evidenciam, entre outros aspetos, o papel crescente da literacia informacional e mediática desde a década de 2010, as abordagens contemporâneas à educação para a cidadania e um modelo conceptual dos temas em estudo, estruturado sob a forma de uma rede de competências interligadas.
DEVELOPMENT OF INFORMATION LITERACY IN HISTORY AND CIVIC EDUCATION AS A 21ST-CENTURY LEADERSHIP SKILL
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.1
ÁRON FEKETE, RICHÁRD FODOR, JÁNOS SETÉNYI
Resumo
Palavras-chave
Literacia da Informação, Literacia dos Meios de Comunicação Social, Educação Cívica, Pedagogia Digital, Desinformação, Competências de Liderança
Artigo publicado em 2025-06-03