A gestão de áreas de conservação são suscetíveis de gerar conflitos sócio-ambientais como resultado dos interesses dos diversos grupos quanto ao acesso e conservação. Este estudo tem como objetivo analisar o contributo da educação ambiental na gestão de conflitos sócio ambientais entre a comunidade de Inguane e a Estação de Biologia Marítima na Reserva Marinha e Florestal da ilha da Inhaca. O método usado foi qualitativo, que permitiu estabelecer uma relação entre as causas e as formas de gestão de conflitos sócio-ambientais, e o respetivo papel das estratégias de Educação Ambiental. Como instrumentos de recolha de dados usou se a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. As respostas foram analisadas com base na analise de conteúdo. O estudo constatou que os conflitos são resultados das atividades de subsistência das comunidades embora haja atividades de sensibilização para a preservação dos recursos naturais da ilha de Inhaca.
CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE CONFLITOS SÓCIO-AMBIENTAIS ENTRE A COMUNIDADE DE INGUANE E A ESTAÇÃO DE BIOLOGIA MARÍTIMA NA RESERVA MARINHA E FLORESTAL DA ILHA DA INHACA
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224.7
ERCÍLIO DE CLARÊNCIO LANGA
Resumo
Palavras-chave
Conflitos sócio-ambientais, Gestão de conflitos, Educação Ambiental
Artigo publicado em 2024-09-06