Este estudo tem por objetivo examinar e validar o conceito de “competências de aprendizagem socio-emocional” (Social and Emotional Learning – SEL) entre estudantes do ensino superior no Uganda. A relevância deste conceito tem vindo a aumentar no meio académico e científico, particularmente no que se refere à formação de graduados holísticos, capazes de integrar competências cognitivas e socio-emocionais. Recorreu-se a um desenho de investigação transversal, com a aplicação de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) e de uma Análise Fatorial Confirmatória através da Modelação por Equações Estruturais (Structural Equation Modelling – SEM), com vista a testar a adequação de um modelo hipotético de medição das competências SEL. A amostra do estudo foi constituída por 664 participantes, selecionados aleatoriamente, tendo sido analisadas a fiabilidade e a validade do construto com base em diversos indicadores estatísticos: alfa de Cronbach, fiabilidade composta, fiabilidade máxima e padrões de validade convergente e discriminante. Os resultados indicaram que o modelo hipotético de medição apresentou significância estatística, estruturando-se em cinco fatores principais, com um total de 24 itens intercorrelacionados. Estes achados sustentam a adequação do modelo teórico proposto no contexto específico da amostra estudada. O estudo recomenda, por conseguinte, que as Instituições de Ensino Superior considerem a aplicação deste modelo de competências SEL, devidamente adaptado ao contexto cultural e educacional em que se insere, e sugere a realização de investigações futuras que explorem a validade do modelo noutras realidades socioculturais.
AN EXAMINATION AND VALIDATION OF SOCIAL AND EMOTIONAL LEARNING SKILLS AMONG UNIVERSITY STUDENTS IN UGANDA
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.11
MIIRO FAROOQ
Resumo
Palavras-chave
Uganda, Ensino Superior, Aprendizagem Socio-Emocional, Autoconsciência, Decisão Responsável, Consciência Social
Artigo publicado em 2025-06-03