Esta investigação tem como objetivo analisar as funções desempenhadas pelos Reitores, Decanos, Diretores de Departamento e Coordenadores das principais disciplinas científicas ou artísticas (designadas, no contexto do sistema de ensino superior turco, como ana bilim dalı e ana sanat dalı), enquanto titulares de cargos administrativos no ensino superior, à luz do conceito de “liderança plasma”. Estas subunidades académicas são habitualmente coordenadas por docentes seniores dentro dos departamentos universitários. O estudo visa, por um lado, identificar as semelhanças e diferenças entre as funções atribuídas a cada um destes cargos pela regulamentação organizacional das universidades na Turquia e, por outro, examinar os comportamentos de liderança esperados no âmbito da liderança plasma, de modo a contribuir para a melhoria dos processos de gestão no ensino superior turco. Adicionalmente, pretende-se promover o reconhecimento da importância e da aplicabilidade da liderança plasma no contexto da administração educacional, oferecendo uma análise aprofundada e inovadora das funções mencionadas. Para atingir estes objetivos, recorreu-se ao método de análise documental, uma abordagem qualitativa que envolveu a recolha e análise de dados provenientes de fontes oficiais, regulamentos institucionais, artigos científicos, teses académicas, publicações especializadas e documentos disponíveis online relacionados com a temática. A crescente necessidade de que as Instituições de Ensino Superior alcancem os objetivos delineados nas suas visões estratégicas — formando indivíduos qualificados e promovendo docentes inovadores, com forte adesão aos valores académicos e empenhados no seu desenvolvimento contínuo — evidencia a urgência da adoção de modelos de liderança transformacional e adaptativa, como é o caso da liderança plasma. Esta abordagem visa dotar as instituições de uma cultura organizacional aberta ao progresso, ao rigor e à excelência. Os resultados obtidos indicam que as funções atribuídas a Diretores de Departamento e Coordenadores das principais áreas científicas ou artísticas estão alinhadas com diversas dimensões da liderança plasma. Conclui-se, assim, que os responsáveis por cargos de gestão no ensino superior devem desenvolver e incorporar características associadas a este modelo de liderança, adotando comportamentos eficazes e coerentes com os princípios da liderança plasma. O estudo reforça, por conseguinte, a relevância deste paradigma no fortalecimento da qualidade da governação universitária e no desenvolvimento institucional sustentável.
EXPLORING PLASMA LEADERSHIP IN TURKISH UNIVERSITIES: A DOCUMENT-BASED ADMINISTRATIVE PERSPECTIVE
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.8
HANDAN EGE, ŞEFIKA ŞULE ERÇETIN
Resumo
Palavras-chave
Turquia, Gestão Educacional, Ensino Superior, Gestão, Liderança Plasma
Artigo publicado em 2025-06-03